Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Padre é condenado por atentado ao pudor em SC

do Globo Online

O padre Avelino Backes foi condenado nesta quarta-feira a sete anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pela prática de atentado violento ao pudor contra meninas das paróquias de Piratuba e Ipira, na região de Capinzal, em Santa Catarina. O religioso havia sido condenado ao pagamento de uma multa por importunação ofensiva, mas o Ministério Público (MP) apelou ao Tribunal de Justiça (TJ).

Os crimes teriam sido cometidos na década de 90 contra crianças entre nove e 10 anos. As meninas contaram aos pais que o padre cometia os abusos na sacristia, sob o pretexto de arrumar as vestes das crianças. Os ataques ocorriam também durante as aulas de catequese e em passeios e piqueniques realizados pelo grupo em cidades vizinhas.

O desembargador substituto Túlio Pinheiro, relator da matéria, fez questão de distinguir importunação ofensiva de atentado violento ao pudor. Segundo ele, a primeira constitui um ato ousado em desrespeito à privacidade do corpo alheio e em desprezo ao bom senso.

- É o clássico exemplo daquele que se aproveita de um ônibus lotado e passa a se esfregar em uma passageira - disse o desembargador.

Já o atentado violento ao pudor, no qual está enquadrado o crime do padre, teria o objetivo de satisfazer o desejo do seu autor.

- Não é crível que alguém que reiteradamente passa a mão nas partes pudicas de meninas com cerca de 10 anos de idade não tenha nítido fim libidinoso, afirmou Pinheiro.

> Casos de padre pedófilo.

Comentários