Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Para promotor, casal chorou mais durante entrevista à TV (Folha)


DA REPORTAGEM LOCAL

O promotor Francisco José Taddei Cembranelli, responsável pela ação do Ministério Público Estadual contra o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, disse que "a quantidade de lágrimas" foi o que mais chamou a sua atenção na entrevista concedida pelo casal ao "Fantástico".

Para Cembranelli, foi bastante significativo comparar as reações de Nardoni e da mulher na frente das câmeras às que ambos tiveram durante as várias horas em que foram interrogados na sexta-feira.

"Na delegacia, só um deles chorou e, ainda assim, não mais do que uns 30 segundos. Já na entrevista, eles choraram bastante", disse Cembranelli.

"A discrepância maior entre a entrevista concedida ao "Fantástico" e os depoimentos prestados no Distrito Policial foi exatamente essa: não houve nenhuma emoção lá no distrito, eles responderam friamente as perguntas e negaram tudo."

O promotor se referiu ao choro de Nardoni no 9º Distrito Policial (Carandiru). Ao ser interrogado, ele se emocionou apenas quando os delegados que cuidam do caso colocaram à sua frente um álbum com várias fotos da filha viva e também morta. "Na delegacia, ela [Anna] não chorou por um só instante", disse o promotor.

Para Cembranelli, que tem acompanhado de perto o trabalho da polícia na investigação da morte de Isabella, o indiciamento do casal no inquérito policial aberto para esclarecer o assassinato da menina foi uma decisão correta dos delegados Calixto Calil Filho e Renata Helena Pontes.

Na opinião do promotor, os depoimentos de várias testemunhas, aliados aos laudos de peritos do IC (Instituto de Criminalística) e de médicos-legistas do IML (Instituto Médico Legal), foram importantes para que a polícia pudesse imputar ao casal a responsabilidade pela morte de Isabella. Entre hoje e amanhã, a polícia pedirá a prisão preventiva do casal.

Nos próximos dias, Cembranelli decidirá se denuncia o casal à Justiça pelo homicídio. (AC)

> Caso Isabella.

Comentários