Postagens

Mostrando postagens de Julho 27, 2008

Daniel Ortega, o presidente acusado de estupro

Imagem
por Ximena Torres Cautivo, De Santiago (para o Terra Magazine)"Quem tiver estômago que leia na Internet o testemunho completo sobre essa peripécia, que parece extraída de um romance do Marquês de Sade". Com essa frase desafiadora, o sempre belicoso Mario Vargas Llosa me conduziu a navegar durante a tarde de domingo pelas águas pestilentas do governo do presidente nicaragüense Daniel Ortega (foto), e sua desprezível primeira dama Rosario Murillo. Suponho que eu não tenha sido a única pessoa a se sentir morbidamente atraída pelo terrível caso de Zoilamérica, a filha adotiva do atual presidente da Nicarágua e primogênita de Rosario Murillo, a poeta de axilas peludas - tanto por questões éticas quanto estéticas - e praticante da magia negra. Vargas Llosa relata em seu artigo, publicado originalmente no domingo pelo diário espanhol "El País" e reproduzido em diversos outros jornais, alguns outros detalhes sobre a denúncia apresentada por Zoilamérica Narváez, hoje uma s…

Frank Moretti: os estudantes devem ter blog

Imagem
Frank Moretti promove uma apropriação e reformulação do uso das novas tecnologias multimídia para melhorar a qualidade do ensino na Universidade. Segue a entrevista que Frank Moretti, especialista em tecnologia digital educativa, concedeu a Julián Bruschtein e que está publicada no jornal argentino Página/12, 29-07-2008. A tradução é do Cepat.Os blogs, suportes de multimídia, páginas na Internet, formatos similares à Wikipedia podem ser de utilidade no mundo acadêmico: “O desafio é explorar os modos de uso para reformulá-los e utilizá-los em contextos pedagógicos”, explica Frank Moretti, especialista norte-americano no desenvolvimento de tecnologia digital com fins educativos. Moretti é fundador e diretor do Columbia Center for New Media Teaching and Learning, da Universidade de Columbia (Estados Unidos), onde trabalha com os professores na elaboração de programas interativos de conteúdo pedagógico, isto é, na utilização de novas tecnologias informáticas e de comunicação para melhorar…

Projeto sobre crimes na internet ameaça os direitos civis

"Quem destravar o celular (que se encaixa na definição do projeto de "dispositivo de comunicação") para utilizá-lo por outra operadora estará sujeito a pena de um a três anos de prisão. A mesma penalidade sofrerá quem, fazendo uso do direito de acesso a conteúdos em domínio público, destravar um CD ou DVD", escrevem Oona Castro, integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, Pablo Ortellado, professor do curso de gestão de políticas públicas da USP e Sérgio Amadeu da Silveira, professor do mestrado da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 02-08-2008. Segundo os autores, '"ao legislar sobre os crimes de internet, nossos senadores perderam a oportunidade de enfatizar o interesse público. Poderiam ter proibido o cruzamento de bancos de dados e a troca de informações privadas de usuários por empresas (como fez a União Européia) ou impedido a constituição de travas que bloqueiam o acesso lega…

Tarso defende punição para quem torturou na ditadura (Folha)

Imagem
Por Eduardo Scolese, da Sucursal de Brasília (Folha)
Em evento patrocinado pelo Ministério da Justiça, ministros, professores, advogados e representantes de entidades da sociedade civil defenderam ontem a criação de uma alternativa jurídica para que a Lei da Anistia, de 1979, não impeça a punição de agentes públicos que cometeram crimes de tortura e assassinatos durante a ditadura militar (1964-1985).
]

Na audiência, chegou a ser discutida a revogação da Lei da Anistia, e os torturadores foram comparados a nazistas. Não foram citados crimes da resistência armada à ditadura e não havia militares no evento.


As vozes a favor da responsabilização cível e criminal dos torturadores foram puxadas pelos ministros Paulo Vanucchi (Direitos Humanos) e Tarso Genro (Justiça).

"A partir do momento em que esse agente pega esse prisioneiro e leva ele para o porão e o tortura, ele saiu da própria legalidade do regime militar. Portanto, seu delito não é um delito político -é um delito de tor…

Molécula presente no vinho pode virar remédio contra o envelhecimento

Imagem
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL , da Folha A PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) vendeu duas patentes para a Eurofarma com a intenção de produzir um medicamento contra doenças relacionadas ao envelhecimento. O remédio terá como base o resveratrol -molécula que está presente no vinho e no suco de uva. Foi a primeira vez que a universidade teve patentes licenciadas para uma empresa.
A molécula ajuda a controlar a chamada homeostase, o equilíbrio entre as funções do organismo. Segundo os pesquisadores, o resveratrol, que é um antioxidante, ajuda a regular proteínas ligadas a essa função.
Com a molécula isolada em um medicamento, porém, as pessoas deixam de ter o resveratrol como desculpa para ingerir bebida alcoólica.
Uma das patentes da PUCRS se refere à descoberta do professor da Faculdade de Química André Souto, que encontrou grande concentração da molécula na raiz de uma hortaliça chamada azeda. Ela possui cem vezes mais resveratrol do que o suco d…

Estatinas 'reduzem risco de demência pela metade'

Imagem
da BBC Brasil

Uma pesquisa de cientistas americanos indicou que o uso de estatinas, substâncias utilizadas no combate ao colesterol, por um longo período de tempo pode reduzir até pela metade o risco de demência, como perda de memória e mal de Alzheimer.


O estudo acompanhou idosos de origem mexicana em Sacramento, Califórnia, desde 1997. De 1.674 que não apresentavam nenhum tipo de demência ou disfunção cognitiva no início do estudo, 27%, ou 452, tomaram estatina em algum momento da pesquisa.


Ao longo dos cinco anos seguintes, 130 desenvolveram algum tipo de demência ou disfunção cognitiva. Os pesquisadores ajustaram os resultados considerando fatores como educação, hábito de fumar, a presença de determinados genes que, acredita-se, indicam demência, e o histórico de diabetes e infartos de cada um.

"Se uma pessoa toma estatina ao longo de 5 a 7 anos, reduz pela metade o risco de demência, e essa é uma grande mudança", afirmou a coordenadora da pesquisa, Mary Haan, professor…

Relatório diz que Greenhalgh fez lobby no BNDES para Dantas

Imagem
No relatório final do inquérito sobre o Opportunity Fund, a Polícia Federal dedica capítulo inteiro a Luiz Eduardo Greenhalgh (foto), “vulgo Gomes ou LEG, ex-deputado federal pelo PT e pessoa muito próxima ao secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff”. A PF pede inquérito exclusivamente sobre os movimentos de Greenhalgh e o acusa de fazer lobby no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) “para satisfação dos interesses mútuos e pessoais”. A reportagem é de Fausto Macedo e Marcelo Godoy e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 29-07-2008.Segundo o relatório, o ex-deputado integra “instância especial” da organização sob comando do banqueiro Daniel Dantas. “Também é advogado e possui escritório, mas os serviços prestados passam longe da assessoria jurídica.”A PF assinala que Greenhalgh “em verdade, no contexto geral, seria o homem de ligação entre pessoas do Poder Executivo Federal, empresas estat…

Falha no site do Bradesco permitiu ataque XSS

Imagem
Por Fábio Assolini, do Linha DefensivaCriminosos brasileiros conseguiram descobrir um problema em uma página do Bradesco que permitia que a mesma fosse “alterada” por meio de links, possibilitando o uso do domínio do banco para todo tipo de atividade maliciosa.Para tal, crackers enviaram e-mail em massa contendo um link que explorava uma falha de XSS (Cross Site Scripting) existente em uma página localizada em institucional.bradesco.com.br. Se clicado, o link enviava informações à página que causavam um comportamento indesejável, fazendo com que argumentos da query string — como é chamada a parte do link depois do ponto de interrogação (”asp?…”) — fossem inseridas como código, permitindo o ataque.Dias antes da publicação desta matéria, a Linha Defensiva notificou o Bradesco. O banco removeu a página vulnerável dentro de aproximadamente 48 horas, inutilizando o ataque. A mensagem contendo o link que explorava a brecha solicitava o recadastramento das “chaves de segurança” usadas nas tr…

Mãe Vera cria 78 criança que ficaram sem os pais

Imagem
Por Yara Aquino, da Agência BrasilÁguas Lindas (GO) - Quem acha que é difícil a rotina de arrumar um ou dois filhos pela manhã, para ir a escola, dar banho e servir as refeições diárias, não conhece a rotina na casa de “Mãe Vera”, como é conhecida Raimunda Silvério, de 65 anos. Ela tem 78 filhos, adotados de coração.
Mãe Vera (foto) cuida de crianças carentes há mais de 40 anos e, há 18, dirige a Casa de Moisés, em Águas Lindas (GO). Tudo começou com a insistência de uma assistente social para que ela cuidasse de uma criança que havia sido abandonada pela mãe. Mesmo contra a vontade do marido, ela aceitou e conta que, quando percebeu, já estava com a casa cheia de crianças. Algumas chegaram a ser deixadas na sua porta pelas mães.
A casa, então, ficou pequena, o casamento acabou e ela resolveu invadir uma área que desse para abrigar a todos. “Quando vi, minha casa estava cheia e formei um novo lar”, conta.
A construção começou com folhas de madeirite e, hoje, já são duas alas, …