Enem do servidor federal vai oferecer em 2024 mais de 7 mil vagas

Imagem
A partir de 2024 haverá uma prova nacional unificando o processo de seleção de servidores federais, um Enem dos Concursos”, como o objetivo de facilitar o acesso da população às provas, inclusive em cidades do interior. A primeira prova será realizada no dia 24 de fevereiro.  A estimativa de vagas é de mais 7 mil no primeiro ano do concurso, Provas serão simultaneamente em 179 cidades das 5 regiões Cada ministério poderá decidir se vai aderir a esse modelo ou fazer os concursos por conta própria. O exame acontecerá ao mesmo tempo em 179 municípios, sendo 39 na Região Norte, 50 no Nordeste, 18 no Centro-Oeste, 49 no Sudeste e 23 no Sul. Haverá duas provas no mesmo dia. Uma com questões objetivas, comum a todos, e outra com perguntas específicas e dissertativas, divididas por blocos temáticos. Os candidatos para Trabalho e Previdência farão a mesma segunda prova, por exemplo; já os candidatos para Administração e Finanças Públicas, outra. As vagas abrangem os seguintes setores: Administr

Brasileiro come poucas frutas e hortaliças

Menos de 40% das crianças e somente 18% dos adultos brasileiros comem cinco porções de frutas e verduras diariamente, medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados, levantados pelo Ministério da Saúde, indicam que o consumo destes alimentos no país é apenas um terço do recomendado pela OMS. A informação é preocupante, já que a maioria das vitaminas e dos minerais que ajudam a prevenir uma série de doença, em especial o câncer, estão nas frutas, nas verduras e nos legumes frescos. A notícia foi publicado pelo jornal O Globo.

Outro dado alarmante é que apenas 25% das 14 mil crianças brasileiras que participaram da pesquisa comem frutas pelo menos cinco dias na semana. Por outro lado, quase metade consome diariamente bebidas com açúcar como os refrigerantes e os sucos prontos.

A situação é ainda pior no caso de crianças entre cinco e dez anos, quando elas começam a decidir o que gostariam de comer. Nesta faixa etária, apenas 38,3% informaram consumir frutas diariamente, e 26,6% afirmaram que balas, biscoitos recheados, chocolates e outros doces fazem parte das suas dietas pelo menos cinco vezes na semana.

‘Diferentes estudos nacionais e internacionais demonstram que um consumo adequado de frutas e hortaliças reduz o número de doenças crônicas’, avalia Ana Beatriz Vasconcellos, coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Segundo a OMS, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças contribui, anualmente, para 2,7 milhões de mortes e por 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das doenças cérebro-vasculares e 19% dos cânceres gastrointestinais ocorridos em todo o mundo. O ideal é consumir 400 gramas por dia, o equivalente a dois copos de requeijão, ou uma banana, duas maçãs e um prato grande de salada.

> Alimentos não saudáveis.

Comentários