Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2009

Parentesco e família

Imagem
por Cynthia Andersen Sarti, para a revista ComConsciênciaA marca do pensamento de Lévi-Strauss, no que se refere à família e ao parentesco, foi fazer a discussão entrar definitivamente no terreno da cultura. Sua concepção modifica toda a ideia corrente que identifica a família com a unidade biológica – pai, mãe e filhos. Para Lévi-Strauss, a família, em seu fundamento natural, ou seja, a família consanguínea, precisa se desfazer para que exista a sociedade, ao mesmo tempo em que a sociedade – grupos dispostos a reconhecer seus limites e a se abrir ao outro – é condição da existência da família. “O que diferencia verdadeiramente o mundo humano do mundo animal é que, na humanidade, uma família não poderia existir sem existir a sociedade, isto é, uma pluralidade de famílias dispostas a reconhecer que existem outros laços para além dos consanguíneos e que o processo natural de descendência só pode levar-se a cabo através do processo social da afinidade”, diz Lévi-Strauss (1980, p. 34). A …

A lição de sabedoria das vacas loucas

Imagem
por  Claude Lévi-Strauss
Traduzido do francês por Nádia FaragePara os ameríndios e para a maior parte dos povos que por longo tempo permaneceram sem escrita, o tempo dos mitos foi aquele em que homens e animais não eram realmente distintos uns dos outros e podiam se comunicar entre si. Tomar como início dos tempos históricos a Torre de Babel, quando os homens perderam o uso de uma língua comum e deixaram de se compreender, pareceria àqueles povos uma visão singularmente estreita. Do seu ponto de vista, o fim da harmonia primitiva se produziu num âmbito muito mais vasto: atingiu não apenas os humanos, mas todos os viventes. Pode-se dizer que, ainda hoje, temos certa consciência daquela solidariedade primeira entre todas as formas de vida. Buscamos imprimir o sentimento dessa continuidade no espírito de nossas crianças desde cedo: nós as cercamos de simulacros de animais em borracha ou em pelúcia, e os primeiros livros de figuras que colocamos sob seus olhos lhes mostram o urso, o e…

Pedofilia: o lado obscuro da Igreja

Imagem
por Maria Novella De Luca, do La Repubblica, em 22 de maio de 2009Contam a respeito de salas vazias, de violências nos dormitórios, de abusos no confessionário. Relembram em detalhes socos, maus tratos, extorsões, abusos sexuais, medo e vergonha. Mesmo que já tenham se passado 20, 30, 40 anos. Eles, as ex-crianças, não esquecem. Eram pequenos, adolescentes, deficientes, órfãos. A Igreja abre o seu arquivo mais perturbador. Pela primeira vez em todo o mundo, as vítimas falam e são escutadas, e descobre-se que os casos de pedofilia são milhares e milhares. A Igreja norte-americana, australiana e, depois de nove anos de investigações, a Igreja irlandesa: nas entidades para menores administradas por religiosos, gerações de crianças sofreram estupros e abusos. Por culpa de "padres traidores", assim o papa Ratzinger os chamava há um ano em Sydney, afirmando que quem se mancha com essas culpas "é uma vergonha para a Igreja" e deve ser processado.O resultado é que as histó…

Adolescência: suicídio, breakdown e superação

Imagem
do IHU On-Line A adolescência vivida hoje é muito mais complexa do que a que vivemos há alguns anos. Poucos anos, aliás, pois há dez anos esta etapa da vida, ainda que já fosse intensa e repleta de problemas, não sofria do  bombardeio de informações sobre diversas coisas nocivas para quem ainda está formando sua personalidade.A médica psicanalista Maria Lucrécia Zavaschi, nesta entrevista, analisou os problemas que os adolescentes de hoje vivem e diagnosticou o perfil daqueles que têm maiores dificuldades em enfrentar tal fase e, muitas vezes, além de tentar suicídio, chegam ao ato final e tiram suas próprias vidas. “Então, muitas vezes, quando o adolescente está determinado a se matar, ele dá sinais de desespero, de angústia e cabe aos adultos, aos profissionais da saúde, assim como também aos profissionais do ensino, detectarem alguma alteração no seu comportamento, buscando uma aproximação. O que parece é que o adolescente, em muitas circunstâncias, está muito sozinho”, revelou ela…

O sexo dos clérigos

Imagem
por Tomás Eloy Martinez, para o El País, em 20 de maio de 2009Quase se perdem na memória os tempos em que a Igreja Católica enfrentou desafios tão duros quanto os dos últimos anos. O que acontece não tem a gravidade do cisma litúrgico do bispo Marcel Lefebvre, tampouco o fervor revisionista na interpretação dos Evangelhos que desembocaram na Teologia da Libertação, e sim as violações de uma obrigação que não é matéria de dogma, mas de continua perturbação: o sexo dos clérigos. Primeiro foram os delitos de pedofilia que, em dezembro de 2002, provocaram a renúncia do cardeal de Boston, Bernard Law, de quem se suspeitou de ocultação; 450 demandas milionárias por décadas de abusos contra menores deixaram a arquidiocese à beira da falência.Agora, mais uma vez, como costuma acontecer, o escândalo surge quando vem à tona algo que se tentava ocultar: a descendência do ex-bispo paraguaio Fernando Lugo,agora presidente do Paraguai. O bispo de Ciudad del Este, no Alto Paraná, Paraguai,Rogelio Li…

Amianto é um mal que tem de ser banido

Imagem
O amianto é um mineral cancerígeno e extremamente prejudicial à saúde: está presente em muitas partes das nossas casas e tem gerado inúmeras doenças e mortes entre os trabalhadores que tratam com ele. Pode-se encontrá-lo na crosta terrestre, sendo utilizado, por exemplo, em caixas d’água, telhas e tubulações. Apesar de o amianto ser banido em 51 países, o Brasil ainda resiste e é considerado seu quarto maior produtor no mundo. “O amianto é, por exemplo, uma das fontes de riqueza mais importantes do estado de Goiás. Os políticos de lá, que em muitos casos são financiados pela indústria, e querem manter a exploração desse mineral independente dos males que causa”, contou Fernanda Giannasi, em entrevista concedida por telefone à IHU On-Line. Desde a década de 1980, Fernanda tem lutado contra o uso do amianto no país e relata nesta entrevista como esse material se constitui, como está a situação nos estados que proibiram o uso desse material e, ainda, sobre as consequências que ele causa …

'SMS, blogs e redes virtuais fizeram com que Obama vencesse'

Imagem
por Ernesto Assante, para o La Repubblica, em 19 de maio de 2009Joe Rospars tem 35 anos e o ar de um rapaz totalmente "casa e computador", um daqueles que você não nota nem se é o seu colega de aula. Porém, esse senhor de óculos, tranquilo e calmo, que afavelmente cumprimenta a todos na grande sala da Verkehrshaus de Lucerna, onde apenas terminou de falar aos participantes da Eurovision TV Summit, organizado pela EBU [União Europeia de Rádio-Televisão], é um dos homens do momento, aquele que colocou em ação a campanha eleitoral online de Barack Obama, é o deus ex machina de um movimento que nasceu explorando e-mails, blogs, comunidades sociais, SMS e celulares, todo o armamento das novas mídias das quais ele era responsável.O primeiro "new media director" de uma campanha eleitoral norte-americana, que concluiu com sucesso. "Sim, era a primeira vez que existia um cargo semelhante", diz, sorrindo. Rospars, chefe da sua Blue State Digital, já havia assinado …

Consumo excessivo de refrigerantes pode diminuir força muscular, diz estudo

Imagem
da BBC BrasilUm estudo de uma universidade grega afirmou que o consumo excessivo de refrigerantes do tipo cola pode levar a problemas que vão desde uma leve fraqueza até a paralisia muscular profunda. A pesquisa de autoria do médico Moses Elisaf, da Universidade de Ioannina, na Grécia, afirma que estes problemas ocorrem devido ao fato de a bebida causar a queda do nível de potássio no sangue.Segundo Elisaf, a hipocalemia (diminuição da concentração de potássio no sangue circulante) pode ser causada pelo consumo excessivo dos ingredientes mais comuns nos refrigerantes do tipo cola: glicose, frutose e cafeína."O papel individual de cada um destes ingredientes na patofisiologia da hipocalemia induzida por refrigerantes do tipo cola não foi determinado e pode variar de um paciente para outro", afirmou."No entanto, na maioria dos casos que analisamos, a intoxicação por cafeína teria tido o papel mais importante. Isto se deve aos estudos de casos que se concentram em outros p…

Parcerias

Imagem

Continuar trabalhando pode adiar demência em idosos, diz estudo

da BBC Brasil


Manter o cérebro ativo através do trabalho em idade avançada pode ser uma forma eficiente de adiar a demência em homens, afirma um estudo realizado por cientistas britânicos.

Os pesquisadores analisaram dados de 1.320 pacientes com demência. Eles descobriram que os homens que continuaram trabalhando durante a velhice conseguiram adiar a doença.

O estudo do Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres foi publicado pela revista científica International Journal of Geriatric Psychiatry.

A demência é causada por uma perda de grande parte de células do cérebro. Especialistas acreditam que uma forma de se proteger contra isso é criando o maior número de conexões entre as células o possível através de atividades mentais. Esse fenômeno é chamado de "reserva cognitiva".

Pesquisas anteriores indicavam que uma boa educação pode diminuir os riscos de demência.
O estudo do King's College sugere que para cada ano que a aposentadoria foi adiada na vida de um…

Dízimo: a mentira contada há 2.000 anos

Imagem
A Galinha dos Ovos de ouro da Igrejapor Alexandre Barbado[Alexandre C. Freitas Barbado foi missionário no Peru, Amazonas, Nordeste e Belo Horizonte. É fundador e coordenador do Expresso da Salvação, entidade criada para atender os carentes]INTRODUÇÃO Há um ditado antigo que diz: uma mentira contada várias vezes acaba se tornando verdade. Imagine uma mentira contada por tanta gente, principalmente por líderes religiosos, e por quase vinte séculos.Sofri por algum tempo ao achar que estava sozinho com este pensamento. Nunca concordei com a forma como ofertas na igreja são tiradas (este sim é um termo apropriado) das pessoas e como estas ofertas são gastas (analise por conta própria como o dinheiro arrecadado em sua igreja é utilizado). Mas logo percebi que existe um grupo “remanescente” que não se dobrou a este Baal, o dinheiro, que persiste em permanecer no meio cristão.Não bastasse o saque feito no meio do povo de Deus – pior, realizado no nome do próprio Deus – ainda há “pastores” que…