Postagens

Mostrando postagens de Maio 31, 2009

Obama propõe ao muçulmanos um novo começo

Imagem
O presidente Barack Obama fez no dia 4 de junho de 2009 discurso no Cairo, capital do Egito, propondo um novo começo entre os Estados Unidos e os muçulmanos. “Um começo  baseado no interesse mútuo e no respeito mútuo.”Íntegra do discurso:"Muito obrigado. Boa tarde. Sinto-me honrado por encontrar-me na cidade eterna do Cairo, e por ser recebido por duas instituições de imenso prestígio. Há mais de mil anos, Al-Azhar constitui um centro de inspiração para a cultura islâmica, e há mais de um século, a Universidade do Cairo é uma fonte de conquistas para o Egito. Ao mesmo tempo, vocês representam a harmonia entre a tradição e o progresso. Agradeço sua hospitalidade, e a hospitalidade do povo egípcio. E também sinto-me orgulhoso por trazer comigo a boa vontade do povo americano, e uma saudação de paz das comunidades muçulmanas do meu país: Assalaamu alaykum.Nosso encontro se dá em um momento de grande tensão entre os Estados Unidos e os muçulmanos de todo o mundo - tensão que tem suas…

Cientistas transformam células de porcos em células-tronco

do Estado de S.PauloCientistas chineses anunciaram nesta quarta-feira que conseguiram induzir células de porcos a se transformarem em células-tronco que, como células embriônicas, são capazes de se converter em qualquer tipo de célula do organismo.  De acordo com o Instituto de Bioquímica e Biologia Celular de Xangai e da Academia Chinesa de Ciências, esta é a primeira vez em que são utilizadas células somáticas (que não são de espermatozoides ou óvulos) de um animal ungulado (mamíferos que têm os dedos recobertos de cascos) na criação de células-tronco.Os pesquisadores usaram fatores de transcrição (proteínas que se ligam ao DNA de células) para reprogramar células retiradas da orelha e da medula óssea de porcos. Esses fatores foram introduzidos nas células através de um vírus, e se transformaram em células-tronco do tipo embriônicas.A descoberta pode abrir caminho para a pesquisa de novos tratamentos para doenças genéticas humanas e a modificação genética de animais para o transplan…

Como se concentrar em meio a tantas distrações

Imagem
Abra mão do mito do "multitasking" para levar uma "vida focada"por John Tierney, para o New York Times Imagine que você deixou seu laptop de lado e desligou seu celular. Você está fora do alcance do YouTube, do Facebook, do e-mail e das mensagens de texto. Está sentado num táxi com um exemplar de "Rapt" (Extasiado), um guia de Winifred Gallagher à ciência do prestar atenção.O tema do livro, que Gallagher escolheu depois de descobrir que sofria de um tumor maligno, é inspirado no psicólogo William James: "Minha experiência é aquilo ao qual concordo em prestar atenção". Você pode levar uma vida infeliz, focando sua atenção nos problemas. Pode se levar à loucura, tentando realizar tarefas múltiplas ao mesmo tempo e responder a todos os e-mails imediatamente.Ou, então, pode reconhecer a capacidade finita de processar informações que tem seu cérebro e conquistar as satisfações do que Gallagher descreve como a vida focada. Soa atraente, só que, enquan…