Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2009

Peixes ameaçados de extinção se concentram no Estado de São Paulo

Imagem
por Fábio Grellet, da FolhaO Estado de São Paulo concentra o maior número de espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção no Brasil, indica um levantamento divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Das 238 espécies nessa situação, 86 vivem no Estado. A poluição dos rios e a ocupação das áreas ribeirinhas pelo homem, destruindo o habitat aquático, são os fatores que mais ameaçam os peixes. Os dados divulgados ontem completam o mapeamento dos 632 animais ameaçados de extinção. Répteis, anfíbios, mamíferos e invertebrados terrestres já tinham sido mapeados.O levantamento do IBGE foi feito a partir de dados do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) compilados em 2004, e considera cinco diferentes graus de risco.O objetivo do IBGE ao fazer esse mapeamento é incentivar projetos para preservar a biodiversidade. "Visualizando onde esses animais estão, fica mais fácil tomar iniciativas para preservá-lo…

Pais dão alimentos industrializados aos filhos antes do 1º ano de vida

Imagem
do UOL

Um estudo realizado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que 67% dos pais oferecem alimentos industrializados à criança antes do 1º ano de vida.

O levantamento foi feito com 270 pais de crianças que frequentam berçários de creches públicas e filantrópicas da cidade de São Paulo. A maioria dos entrevistados era jovem, com baixa escolaridade e menor poder aquisitivo.

Até os seis meses de idade, a recomendação é que alimentação da criança seja baseada exclusivamente no aleitamento.

Para a autora do trabalho, a nutricionista Maysa Helena de Aguiar Toloni, a conclusão é preocupante, já que os alimentos industrializados possuem mais açúcar e gordura. Cerca de 10% das crianças e 20% dos adolescentes têm excesso de peso no país. Além disso, os jovens têm sido vítimas de problemas como hipertensão e colesterol alto cada vez mais cedo.

Ao contrário do que muita gente pensa, a nutricionista explica que a criança já nasce com preferência pelo sabor adocicado. Porém, o M…

Governo identifica ossada de militante da Guerrilha do Araguaia

do Jornal da Globo

O governo identificou nesta terça-feira a ossada de mais um militante morto na Guerrilha do Araguaia e que havia sido encontrada há 13 anos.

Bergson Gurjão Farias era estudante de química na Universidade Federal do Ceará quando entrou para a luta armada, em 1968. Quatro anos depois, aos 25 anos de idade, teria sido o primeiro a morrer na Guerrilha do Araguaia, em combate com militares do Exército.

A ossada dele, encontrada em 1996, só agora foi identificada, graças a uma nova técnica de exame de DNA. "Isso é muito importante no sentido de reforçar o empenho que deve ser de todo o Brasil de assegurar a outras famílias de mortos e desaparecidos políticos esse direito elementar que essa família viu respeitado a partir de hoje", afirma o Secretário Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

Outras dez ossadas encontradas no Araguaia passarão pelo mesmo exame. O cenário da Guerrilha do Araguaia foi a chamada região do bico do papagaio, na divisa de Tocantins…

Guerrilha do Araguaia

Cientistas criam espermatozoides em laboratório com célula tronco

Imagem
da BBC BrasilUma equipe de cientistas de Newcastle, na Inglaterra, anunciou ter criado espermatozoides em laboratório pela primeira vez no mundo.Os pesquisadores acreditam que, eventualmente, seu trabalho poderia ajudar homens com problemas de fertilidade. Outros especialistas, no entanto, não se convenceram com os resultados. Em um artigo publicado pela revista especializada Stem Cells and Development, a equipe de Newcastle diz que seriam necessários pelo menos mais cinco anos até que a técnica seja aperfeiçoada.

Os cientistas começaram a pesquisa com linhagens de células tronco derivadas de embriões humanos doados após tratamentos de fertilização artificial.As células tronco foram removidas dos embriões masculinos com poucos dias de vida e armazenadas em tanques de nitrogênio líquido.As células tronco então foram trazidas à temperatura do corpo e colocadas em uma mistura química que estimulou seu crescimento. Elas foram "rotuladas" com um marcador genético para que os c…